O Blog onde o dono é você, ajude a escrever nosso Blog, com noticias locais, denuncias, e outras coisas mais!!!!! Nosso Blog é de utilidade pública!!!!! Perdeu seu cachorro, tá sem emprego ..... Mande para o Blog!!!!! e-mail abaixo

jbviralata@gmail.com


segunda-feira, 14 de junho de 2010

UPA - Tudo mentira!! Só serve para palanque eleitoral - Noticia no Jornal O Dia

Clique na imagem para ampliar

Como Todo mundo já sabia!!! UPA não funciona direito!!! E só serve para o Governador Sérgio Cabral Filho se promover para a campanha eleitoral, leia abaixo a noticia do Jornal O Dia:

"Mônica Armada: Saúde precária

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro

Rio - A militarização, a terceirização e as diferentes formas de vínculo empregatício e de salários nas UPAs ocasionam problemas aos enfermeiros e aos usuários. O trabalho e o atendimento ficam precários e aumentam a discriminação, a exclusão e a injustiça social. Isso sem falar nas doenças ocupacionais e deficiências que desvirtuam os princípios fundamentais do SUS e podem causar erros de diagnóstico e até a morte de pacientes.

Uma das alternativas criadas pelo governo federal à crise da saúde foram as UPAs, que servem de palanque eleitoral para governadores. De fato, elas desafogaram as emergências, mas isso não pode acontecer, no entanto, às custas do sofrimento de trabalhadores e pacientes.

Os enfermeiros dos bombeiros que integram as equipes dessas unidades são exemplos do descaso com os profissionais e a população. Nas UPAs, eles passaram a enfrentar, compulsoriamente, jornadas de 24 horas por 72 horas sem acréscimo salarial. Em algumas unidades, enfermeiros fazem 24 horas por 48 horas, quando o restante da categoria cumpre jornada de 24 horas semanais.

O regime militar nas UPAs pune os comandados que desobedecem as ordens. Assim, os enfermeiros bombeiros cumprem jornada de trabalho estafante, justamente quando a enfermagem brasileira luta pela aprovação do projeto de lei das 30 horas semanais.

As filas, os baixos salários e o excesso de trabalho comprovam que a militarização e a terceirização não solucionaram a crise na saúde. Tanto que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a terceirização na rede municipal de saúde do Rio, o que já é um bom começo.

O Sindicato dos Enfermeiros fez representação ao Ministério Público do Trabalho, denunciando a terceirização e a jornada excessiva de trabalho nas UPAs. Que se faça justiça."

4 comentários:

  1. Sempre procurei atendimento nas UPAs e nãa tenho do que reclamar. Mas sempre tem 1 para falar mal, né...

    ResponderExcluir
  2. também já usei as UPAs pelo menos umas 10 vezes, tenho asma e qdo tenho crises vou direto pra Upa... me atendem prontamente e não tenho do que reclamar...

    ResponderExcluir
  3. "UPA" não funciona direito... Isso foi muito gentil de sua parte. A UPA não funciona em nada, essa é a grande realidade.
    Uma vez procurei a UPA com fortes dores no peito, mal conseguia respirar; na recepção fui informada que só casos de emergência eram atendidos, pois não tinham médicos.
    Eu perguntei: como assim, caso de emergência? Eu preciso parar de respirar de vez?
    Me olharam, nada disseram e viraram as costas.
    Outra vez meu marido estava ardendo em febre, tendo uma convulsão; chamei um táxi e o levei na UPA. O que eu ouvi: "senhora, hoje estamos sem médicos, a espera é de 02 horas... esperamos 4 horas e nada. Fui procurar um hospital.
    É tudo uma grande farsa, uma mentira. Não funciona, não tem médico, não tem atendimento, não tem nada... quer dizer... acho que o nada é a única coisa que uma UPA tem.

    ResponderExcluir
  4. TUDO É UMA QUESTÃO DE SORTE, POIS NO DIA 07/03/12, NÃO HAVIA MÉDICO, APENAS UM TÉCNICO NO UPA DO FONSECA, NO DIA 17/03/12 AS 1-12 HRS TAMBÉM NÃO HAVIA MÉDICO! É SORTE OU NÃO? LÓGICO QUE QUANDO TEM MÉDICO O ATENDIMENTO É BOM JÁ QUE OS MÉDICOS EXERCEM SUAS FUNÇÕES. O QUE SEI É QUE NESTE EXATO MOMENTO ESTOU ESCREVENDO UM DESABAFO PARA ENVIAR, AINDA IREI VER, PORQUE ESTA INTOLERÁVEL O DESRESPEITO, A DESIGUALDADE, A FALTA DE HUMANIDADE, A ILEGALIDADE E O TOTAL DESCASO COM A SAÚDE DO POVO!

    ResponderExcluir