O Blog onde o dono é você, ajude a escrever nosso Blog, com noticias locais, denuncias, e outras coisas mais!!!!! Nosso Blog é de utilidade pública!!!!! Perdeu seu cachorro, tá sem emprego ..... Mande para o Blog!!!!! e-mail abaixo

jbviralata@gmail.com


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Exame da OAB, para que serve?????



Prova da OAB

Nesse último fim de semana mais uma prova para os bacharéis de direito, mais um suplicio? Ou será que a prova é importante?

É importante saber, para que serve a prova da OAB.

Serve para avaliar?

Meu ponto de vista é outro, mas é apenas um ponto de vista... e você o que acha??

Algumas perguntas ficam no ar, e muitas vezes sem respostas...

Essa prova é uma verdadeira caixa de pandora.

Abaixo começo a expor minha opinião:

Começo perguntando, por que só o Direito tem essa prova? Por que as outras profissões não tem? Será justo? O princípio da igualdade está sendo cumprido?

Temos que lembrar que a prova dá OAB, nem sempre existiu, existem vários Advogados mais velhos, “Os Senhores do Direito” que nunca fizeram a prova e podem advogar livremente.

Se nós perguntássemos a esses “ Senhores” o por que deles poderem advogar sem fazer a prova, muitos responderiam, que na época deles as faculdades eram melhores e etc. e tal..., mas a grande verdade hoje em dia não é essa... pois se fosse esse o motivo, não seria justo avaliar os alunos e sim as instituições de ensino, mas a verdade não é só essa ,e sim são muita outras menos nobre, vejamos:

A OAB serve como demanda de mercado, ou seja, restringir profissionais na entrada de mercado, pois como sabemos o aproveitamento desses profissionais chegam no máximo em 30% ao ano, é por isso que a Prova tem como seu objetivo maior restringir em 18 a 20% de aprovação.

Claro que não é só esse o objetivo, também tem como arrecadar milhões ao ano, lembramos aqui quanto custa a prova da OAB( mais de R$ 200,00), e quantas provas são realizadas ao ano. É uma enorme verba que a OAB arrecada e ela não quer perder esse dinheiro fácil.

Também existem vários cursinhos preparatórios, uma verdadeira máfia do dinheiro fácil.

Claro que existem vários defensores dessa prova, mas será que defendem por motivos justos?

Ora, será que a culpa é sempre do aluno? Quem já fez a prova da OAB sabe que não é bem assim, a prova na sua maioria das vezes é quase uma pegadinha, com perguntas enormes e sem objetividade, ou seja, não quer em momento nenhum avaliar conhecimento.

Será justo também um aluno que se esforçou anos para estudar um curso e também pagou com dificuldade sua faculdade ficar fora do mercado de trabalho? Aí então ele recorre a quem? Será que deveria processar sua faculdade que ensinou mal?

Eu mesmo conheço ex-alunos excelentes, “CDF” mesmo que não conseguem passar na prova, e outros alunos medianos para baixo que passam na prova, e aí? Tem bacharel que advoga e manda outro assinar, isso virou um comércio, pois ninguém pode ter o luxo de não trabalhar. Hoje em dia para que serve estudar direito se você fica impedido de trabalhar.

Podemos dizer que a Prova da OAB é um verdadeiro “ APARTHEID” virou um regime de segregação, separando quem pode pagar um bom cursinho de quem não pode e etc....

Mas não adianta só reclamar, temos que propor soluções:

O ideal é não existir a prova, mas já que ela existe, a mesma poderia ser dividida em vária etapas do aluno em sua faculdade, a mesma deveria ser aplicada desde o primeiro período e o aluno iria obtendo notas até seu último período, assim se poderia avaliar aluno e instituição de ensino. Mas a OAB não quer incomodar os empresários da educação,por que?

Outra idéia:

Nos moldes atuais da prova em duas fases, o aluno que for reprovado somente na segunda fase fica livre de fazer a primeira fase de novo, pagando assim metade da inscrição, já seria uma grande ajuda e seria justo.

Conclusão:

Espero que um dia essa prova acabe! Não é justo vermos pelo Brasil vário bacharéis de direito impedido de trabalhar, e ao mesmo tempo a justiça tão longe das pessoas.

Sabemos com clareza que as instituições de ensino devem ser fiscalizadas, mas punir os alunos não seria justo, mas para a OAB o mais importante é o que a prova lhe trás, a Ganância e o Poder.

Mande também sua opinião!!

Um Abraço a todos.

2 comentários:

  1. Você disse tudo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Data máxima vênia discordo
    Sou bacharelando em direito e creio que é necessária essa prova
    Aqueles que proclamam aos quatro cantos deste país que não passaram não se esforçaram o suficiente e a constituição prevê que cada classe regulamente seu exercício
    Os bacharéis devem reclamar menos e estudar mais ... Esta é a minha opinião

    ResponderExcluir